quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Entrevistando Srta.Berrocal



















Srta.Berrocal
----------------------------------------------------------------------------------
Marina
Olá Srta Bê, a minha primeira pergunta é óbvia porém não muito fácil de responder: Quem é você? Por favor descreva-se para nós.

08/12/06
SrtªBerrocal
BOa Tarde
Liziane Carla Furlan Berrocal.Jornalista e escritora, também sou professora, mas estou afastada do ofício por tempo limitado (até fazer o mestrado). Tenho 26 anos e casada a cinco anos, sem filhos. Sou humanista, sincera, realista e chata. Eu me acho assim! Trabalho com ressocialização de detentos e amo o que eu faco. Escrevi um livro chamado Sob o símbolo da grade: a busca da visibilidade através do crime. Qdo decidi me disfarçar de visitar e conhecer por dentro a realidade de um presídio. Tenho síndrome do pânico e faço tratamento. Faço terapia para entender essa cuca tão complexa há mais de dez anos. Já fui usuária de drogas pesadas e agora dia 16 de dezembro fará QUATRO ANOS que eu estou em abstinência (Graças a mim e a Deus). Há um ano atrás resolvi ter um casamento aberto, pois eu mesma não aguentava mais a hipocrisia que é a instituição falida do casamento. Por isso não sou casada no papel. No mais...é só ir perguntando. Entre os meus assuntos preferidos, eu falo mto sobre sexo, meu trabalho (jornalismo e ressocialização) e sobre política. Abraços!

08/12/06
Francisco
Fala minha querida! (adoro soltar essas cafajestices de vez em quando)Fale sobre suas posições políticas, moça.

08/12/06
SrtªBerrocal
Francisco
Durante a minha juventude (adolescencia) fui lider estudantil e até pensei em seguir carreira política, mas fui vendo que era tudo patifaria. Era militante do PT e me arrependi muito. Acho que o Lula tem um puta apelo mas é um grandississimo demagogo. Sou liberal. Mas nao acredito mais em ideologia de nenhum partido. Sei que eles poderiam fazer muito mais pelo nosso país e que alguns tem boa vontade, mas a máquina é podre. Aprendi muito de política ouvindo RAP, aliás, aprendi muito da vida ouvindo algo que eu abominava. É complicado falar que se tem uma "posição política" num país como o Brasil. Nossa política tem base financeira e midiática, não tem base ideológica e isso é muito triste.

08/12/06
Deyvson Lv99
Se o casamento é aberto, e vc tem síndrome do pânico, provavelmente quem pega mais por fora é ele... Como vc lida com isso?

08/12/06
Deyvson Lv99
Concordo, o rap é uma abominação.

08/12/06
Deyvson Lv99
Nesse livro vc procura demonstrar que o crime, além de uma busca de se fugir da pobreza, seria uma forma de criar uma identidade social? Um reconhecimento?

08/12/06
SrtªBerrocal
Se o casamento é aberto, e vc tem síndrome do pânico, provavelmente quem pega mais por fora é ele... Como vc lida com isso? Não necessariamente. A fase negra da síndrome acabou. Foi terrivel mas acabou! E há um acordo, um respeito mútuo de lealdade. Nao posso prende-lo nem ele a mim, mas nessa fase estivemos muito unidos. Ele nao saía, até mesmo para não me deixar sozinha. Nos amamos muito e nosso amor transcendem certas coisas.

08/12/06
SrtªBerrocal
Concordo, o rap é uma abominação.Eu tinha esse pensamento até prestar atenção que os caras que escrevem RAP, são pessoas pobres, que nasceram na periferia, que tiveram estudo precário e de repente escrevem letras ricas e cheias de verdades vividas com eles. Passei a ouvir e ler sobre o assunto. Há cerca de cinco anos estudo a cultura Hip Hop, apesar de estar um tempo parada, já que estava escrevendo o livro. Vale a pena parar para ouvir e prestar atenção!

08/12/06
100% Encrenca
parar nao é perca de tempo?
eu nao tenho muito assimainda prefiro a pratica

08/12/06
SrtªBerrocal
Nesse livro vc procura demonstrar que o crime, além de uma busca de se fugir da pobreza, seria uma forma de criar uma identidade social? Um reconhecimento? Sim, o Henrique, personagem do meu livro não foi um paupérrimo que resolveu roubar pra matar a fome. Ele tinha um problema pois se considerava feio e invisivel para sociedade. Ai partiu para o mundo do crime. Para ilustrar, vou colocar aqui um trecho do livro, em que ele fala da adrenalina do assalto. A maioria das pessoas é fraca e sente medo do fator surpresa. Há também a questão do imaginário das pessoas. Imagine, elas pintam na mídia o ladrão como alguém feio. Eu assaltava banco de terno e gravata, todo arrumado, sapatinho e cabelo ajeitado. Ladrão bom tem que ter boa aparência. Não pode chamar tanto a atenção. Num assalto a banco, é assim, você tem que aparecer o menos possível, nesse momento é preciso ser invisível, até o momento que nos armamos e ai sim: somos os reis. E isso é uma realidade. Ele não demonstrava ganância financeira. MAs isso só lendo o livro pra saber....

08/12/06
SrtªBerrocal
100% encrenca
Não entendi sobre oq está falando. é sobre o RAP?

08/12/06
100% Encrenca
seu ultimo paragrafo

08/12/06
SrtªBerrocal
Ok...
Vale a pena ouvir andando tb...rsrsrs...Eu gosto e acho que eles tem muito a dizer, para entender a violência, pq é muito facil falar que eles fazem apologia, mas não se lembram de ouvir, nao se lembram de saber, de ler as noticias e perceber que a maioria dos grupos não é envolvido. Conheço alguns pessoalmente e são pessoas cultas. As letras são cheias de verdade que a sociedade muitas vezes não quer encarar. Eu trabalho com cultura "marginal", então, ouço tudo que vem a pazer parte do mundo desse ambiente. Sei cantas uns proibidões do Rio e de SP e isso sim é apologia ao crime. Ouvia para entender o poder das facções e da bandidagem.

08/12/06
Cláudia
O que vc diz sobre:
A valorização humana fez necessária a criação pelo conselho de Defesa Social, á APAC (ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS).A APAC usa aplicação de metodologia de recuperação de presos e de defesa da sociedade, e tem a filosofia de “matar o criminoso e salvar o homem”, sendo ela uma entidade civil de direito privado com personalidade jurídica e amparada pela CF/88 para atuar nos presídios.

08/12/06
Deyvson Lv99
Esse trecho do seu livro me lembra dois casos que vi recentemente, o do filme "O Homem do Ano" e o do linha direta "O Bandido da Luz Vermelha". Nos dois casos eles buscam reconhecimento, em o homem do ano o cara fala mais ou menos assim: "Eu me achava um bosta, um merda, mas depois que matei aquele cara me sinto importante, estou feliz". O bandido da luz vermelha era um ninguém sem família e pobre, de repente era atração nacional e várias fãs mandavam cartas pra ele na cadeia, apesar dele ter em sua ficha vários estupros. Eu tb tenho uns delírios assim, sempre fui invisível e tímido, zuado pra caramba, queria ganhar super-poderes e fazer todo mundo pagar qd criança. Queria ser feito de metal líquido, quem o vilão do "Exterminador do Futuro II".

08/12/06
Deyvson Lv99
rs
Deixa eu mandar um rs pq fiquei parecendo um psicótico.

08/12/06
Lygiaكوري
Srtª Berrocal
vc acha q a mentalidade humana vai mudar para melhor? Quai os incentivos que vc acha que deva ter para uma "mente mais aberta" e intelctualzada da mente humana, tanto a nivel nacional como mundial?mais estudo,educação da familia...???bjus

08/12/06
Cláudia
Será que:
É possivel recuperar o condenado.Inserir novamente o condenado a sociedade, recuperando , ajudando a recuperar, dando trabalho com objetivos diferentes para cada regime, a inserção da religião para que ele possa praticar e refletir os preconceitos da religião; assistência jurídica; assistência á saúde; valorização humana

08/12/06
♪Marianneღ
Srta Berrocal.
Tu causas polêmica por causa do teu visual? so esclarecendo porque sou nova na comuna, essa lingua é minha marca registrada e nao falta de respeito.

08/12/06
SrtªBerrocal
A valorização humana fez necessária a criação pelo conselho de Defesa Social, á APAC (ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS).A APAC usa aplicação de metodologia de recuperação de presos e de defesa da sociedade, e tem a filosofia de “matar o criminoso e salvar o homem”, sendo ela uma entidade civil de direito privado com personalidade jurídica e amparada pela CF/88 para atuar nos presídios. As APACs fazem um trabalho de formiguinha, já que ainda existe muito preconceito em relação aos apenados e também às famílias destes. É factual ouvir um policial, um advogado ou pessoas "comuns" falarem que de cada mil, só um se salva, entre outras coisas. É ai que está a cerne! Esse Um dos mil é o multiplicador. Não estamos salvando apenas ele, mas uma família inteira. E na essência esse é o trabalho da APAC. EU não conheco o trabalho desta entidade a fundo, por isso não quero tecer comentários que não tenho total ciência. Mas é sim um trabalho que merece aplausos. Eu sempre digo que fazer caridade na AACC é facil, fazer caridade nos asilos é fácil...Difícil é ir onde ninguém quer ir...E o presídio é esse lugar. Ninguém quer ir ao presídio e quando vai, quer escolta, lá, lá, lá...A APAC ou pessoas como eu que o fazem anonimamente vamos onde ninguém quer ir.

08/12/06
SrtªBerrocal
vc acha q a mentalidade humana vai mudar para melhor? Quai os incentivos que vc acha que deva ter para uma "mente mais aberta" e intelctualzada da mente humana, tanto a nivel nacional como mundial?mais estudo,educação da familia...???Esta é uma abordagem extremamente complicada. Diga-se de passagem, cada um é cada um (tá, é obvio, mas nem todo mundo entende!!!)Eu e meus irmãos fomos criados de maneira praticamente igual, com acesso a leitura, meios de comunicação e etc. Eu só não fui mimada e recebia tratamento diferenciado da minha mae (pra pior) por ser de personalidade muito forte. Mesmo assim, acho que EDUCAÇÃO é a base de tudo! E falo também da auto-educação. Imagine que esta é a principal!Uma pessoa que se auto-educa consegue chegar bem mais longe. Eu também acho essencial a disciplina. Teve uma epoca que eu era mais disciplinada e usava menos internet que eu lia cerca de duas a tres horas por noite. Cheguei a ler CEM livros em um ano, mas agora estou mais relax.

09/12/06
Anônimo
Parabens!
Lica te desejo tudo de bom.

09/12/06
SrtªBerrocal
É possivel recuperar o condenado.Inserir novamente o condenado a sociedade, recuperando , ajudando a recuperar, dando trabalho com objetivos diferentes para cada regime, a inserção da religião para que ele possa praticar e refletir os preconceitos da religião; assistência jurídica; assistência á saúde; valorização humana recuperando a imagem do homem que errou. Sim, é possivel! EU ACREDITO!!! É um trabalho difícil, árduo e de paciência. Fiz um trabalho com um detento (O personagem do meu livro) e ele NÃO conseguiu. Nem por isso eu desisti, já que conheço a história de muitos outros que conseguiram. Só conosco trabalham dois ex-detentos e agora vou iniciar um novo trabalho com um apenado que está de regime semi-aberto. É dificil? SIM!!! Mas é preciso SOCIALIZAR E RESSOCIALIZAR eles na sociedade. Qdo eles saem tudo é novidade, tudo é diferente, desde o quilo do arroz até a cor do cabelo da mãe, então é preciso acompanhamento. Eu gosto muito de trabalhar com eles, mesmo quando não dá certo, pois há esperança é grande. O criminalista Sérgio Franzoloso, daqui de MS, que curiosamente e infelismente foi assassinado por criminosos de maneira cruel.O criminalista Sérgio Franzoloso, afirma que a regeneração de um condenado, é difícil, pois “não é nada fácil voltar para o meio da sociedade, depois de enfrentar longos anos por detrás das grades, vivendo num ambiente de hostilidades, de furores recíprocos, de conturbação mental, em que o nivelamento emocional é feito por baixo e as sensações são as mais deploráveis e frustrantes” (FRANZOLOSO, 2002, p.173).“A regeneração de um presidiário, só é conquistada pela força da educação e do trabalho produtivo e nesse sentido, a sociedade lhe deve um tributo. A partir do momento em que o Governo abrir as portas da educação para a massa carcerária e os empresários fornecerem mercado de trabalho aos presos, teremos encontrado a grande solução para a redução sistemática da criminalidade e, via de conseqüência, o enxugamento da violência urbana”

09/12/06
SrtªBerrocal
Tu causas polêmica por causa do teu visual? Bom, depende do que como você entende meu visual. Mas causa polêmica sim, pq eu me amo muito e num ligo muito pressas coisas de ser ou não gorda. Tiro bastante fotos digamos "sensuais"...rsrsrs...Mas oq mais causa polêmica é meu trabalho e a maneira como eu ajo no meu dia a dia...

09/12/06
Don
Srta berrocal:"Mesmo assim, acho que EDUCAÇÃO é a base de tudo! E falo também da auto-educação. Imagine que esta é a principal!"concordo que a educaçõa é a base para um futuro melhor de um país e de seu povo.. porém, há no Brasil vários casos de jovens educados em famílias de classe média alta, com uma estrutura familiar sólida, com acesso à cultura, esporte lazer etc.. que mesmo assim enveredam no mundo da ilicitude, e vários são os casos onde os entorpecentes não são o principal motivo para o desvio de conduta, envolvem a auto-estima como Vc mesmo falou entre outro aspectos ... um dos grandes fatores para o aumento da criminalidade no Brasil é a famosa "Lei de Gérson", (de que se deve levar vantagem em tudo, o sujeito acha bonito isso e acaba levando isso até acabar preso, qual seria uma medida eficaz para que essa "Lei" absurda fosse esquecida pela população?

09/12/06
Anônimo
hum, gostaria de ser entrevistado também ...Mas , srta. , posições políticas , sexuais e coisa e tal , vejo que é uma mulher independente e forte , me diz uma coisa , de que pratos gosta ?É uma gourmand e/ou gourmet ?

09/12/06
SrtªBerrocal
qual seria uma medida eficaz para que essa "Lei" absurda fosse esquecida pela população? CIDADANIA!Acho q isso tb se dá com a EDUCAÇÃO. E principio de cidadania é nao jogar lixo no chão, dar o lugar no onibus, usar o onibus, dirigir de maneira consciente, gastar menos água. Tem gte que pensa que cidadania é só pagar impostos.

09/12/06
Pedro Duarte
DIONISIO ONO
Vc nao vai fazer nenhuma pergunta sobre PITBULLS para a nossa entrevistada?rsrsrs

09/12/06
Anônimo
Boa , o que acha dos cães ?

09/12/06
Anônimo
O que é ser "humanista" na sua concepção?

09/12/06
♪Marianneღ
Srta. Eu me referia as suas fotos sensuais, porém sem qualquer crítica, apenas curiosidade já que tu moras aí no Brasil, aonde ainda há muito machismo.

09/12/06
SrtªBerrocal
Mas , srta. , posições políticas , sexuais e coisa e tal , vejo que é uma mulher independente e forte , me diz uma coisa , de que pratos gosta ?É uma gourmand e/ou gourmet? Bom eu gosto de muitas coisas, mas se for falar uma coisa que eu não vivo sem é ARROZ! Amo arroz, mas gosto de sashimi, de camarão, feijoada e miojo (miojo mesmo!!!). Mas tem um salpicão de camarão numa pizzaria daqui...Eu sei cozinhar bem, apesar de não curtir ser amélia...Adoro fazer arroz carreteiro e tb lazagna...

09/12/06
SrtªBerrocal
o que acha dos cães ? Cachorro é TUDO DE BOM!!!Ainda não quero ter filhos, talvez eu mude de idéia e adote um, mas tenho duas cadelas pretas lindas, maravilhosas que eu amo muito. A Tuty q eu ganhei de presente do meu marido e a Taira que é filha da Tuty. Qto aos pits, eu acho q são cães que são espelhos dos donos. Temos a lei de posse responsável, temos a questão da cidadania, oq eu não admito é as pessoas falarem que damos mais atenção a caes do q a criancas abandonadas...Cada um cada um...

09/12/06
Anônimo
OOOi,
Srtª Liziane, permita-me cumprimentá-la, você é uma heroína! O seu livro Sob o símbolo da grade: a busca da visibilidade através do crime está à venda? Onde posso encontrá-lo?

09/12/06
SrtªBerrocal
O que é ser "humanista" na sua concepção?
Os humanistas religiosos acham que o humanismo secular é friamente lógico demais e são mais espirituais, alguns chegando a ser deístas. São ocasionalmente associados a artistas e cristãos liberais.(Wikipédia)Não me encaixo em rotulos, tenho convicções prórprias e durante muito tempo procurei grupos em que eu pudesse encontrar todas as afinidades. Missão impossível. Entao eu, celebro o ser humano, em sua essência, como um resultado de tudo que dá e recebe. Qdo passei a fazer trabalho com detentos, ai percebi que muitos dos meus preconceitos apareceram. E que muitas vezes eu tentava me enganar. Em minha concepção entao, ser humanista é não fazer ao outro oq vc não quer que façam a ti. Eu penso nisso o tempo todo, por isso escolhi um casamento aberto, só pra citar um exemplo. Fica complicado explicar tudo direitinho, é preciso conviver comigo para entender. A maturidade me trouxe isso, jah fui bem explosiva...rsrs...

09/12/06
SrtªBerrocal
Srta. Eu me referia as suas fotos sensuais, porém sem qualquer crítica, apenas curiosidade já que tu moras aí no Brasil, aonde ainda há muito machismo.Ah sim, recebos muitas propostas de pintos ambulantes em meu orkut, mas não ligo mais não. Também já pegaram umas fotos minhas e espalharam na net...Eu gostei do ibope. Pq antes de ser Jornalista, professora, escritora, pessoa que discute coisas sérias, sou uma jovem que adora tirar fotos...rsrsrs...

09/12/06
SrtªBerrocal
Srtª Liziane, permita-me cumprimentá-la, você é uma heroína! O seu livro Sob o símbolo da grade: a busca da visibilidade através do crime está à venda? Onde posso encontrá-lo? Primeiro muito obrigado pelo elogio!!!Infelizmente meu livro ainda não está à venda. O personagem ainda nao quis assinar o contrato e apesar de ser um pseudonimo, tenho q me precaver. Fora outras questões "policiais" que não permite q o livro seja publicado ainda...O meu editor num tem grana para me mandar pra Nova York...rsrsrs...

09/12/06
Cell
LiziTu comentou sobre tua decepção com o PT... Me decepcionei com a política partidária quando vi militantes, quadros importantes da política sindical, mentindo para os sindicalizados para induzi-los na direção que queriam, que lhes interessava.Mas não deixei de acreditar na política, na lealdade partidária e ideológica, no respeito às posições assumidas e às pessoas. Não estou encontrando as palavras certas.Acho que vou ser sempre PT, como meu pai era PMDB - ele viveu a ditadura e foi esse o partido que fazia oposição àquilo.Queria que tu comentasses sobre tua decepção.

09/12/06
Ana Claudia
Srta. Berrocal
Você não acha que a Síndrome do Pânico pode ter tido princípio nesse relacionamento com esse universo que envolve o mundo do crime?

10/12/06
Reynaldo
Liziane Carla Furlan Berrocal
Caramba! Que nome bonito você tem!Berrocal... que nacionalidade é esta, Sra?Obrigado.

10/12/06
Anônimo
Lica, ou melhor, Srta. Berrocal
Posso saber como vc interpretaria a si mesma?.

10/12/06
SrtªBerrocal
Cell
Eu me decepcionei pois quando eu era novinha, acreditava no discurso idealista de que o socialismo era o caminho e que a sociedade era culpada por uma quase totalidade das mazelas. Conheci o PT e era a "subversiva" de casa, meus pais não acreditavam que eu tinha escolhido ser professora por idealismo, por amor a profissão, ja que aos doze anos dei um discurso em frente à um assembleia de professores defendendo a classe. Eles sempre acreditaram que eu seria juíza! Esses também eram os meus planos. A classe operária no poder, os verdadeiros trabalhadores, essa coisa toda. Tirei o título aos quinze anos, pois fazia aniversário após a época de "alistamento". Fui militante, de sair na rua fazendo adesivagem, comprar estrelinha, andar com estrelinha, camiseta, caneca. O Lula só perdendo a eleição...De repente, chegou a "NOSSA" vez...Q felicidade! Globo, fantástico, tudo... Minha primeira decepção foi quando o Lulla deu a primeira entrevista pra Globo. Meu, ela era a grande manipuladora!!! Então eu me irritei muito...Depois veio o mensalão, a corrupção e tantas outras coisas que me decepcionarm... Hoje, eu vejo que não tenho posição política e não acredito mais em política no Brasil!

10/12/06
SrtªBerrocal
Você não acha que a Síndrome do Pânico pode ter tido princípio nesse relacionamento com esse universo que envolve o mundo do crime?Sim e não! Não pq eu como médium ostensiva já tinha um certo problema com isso. Então fica complicado afirmar. E sim, pois logo após eu terminar a fase de entrevistas, onde eu ia no presídio disfarçada de visita, as rebeliões estouraram, aconteceu um monte de coisas horríveis, os ataques em Sampa e o Henrique resolveu voltar com tudo ao tráfico...No mais, de certa forma influenciou muito sim!

10/12/06
SrtªBerrocal
Reynaldo
Berrocal... que nacionalidade é esta, Sra?Primeiro obrigado pelo elogio, eu gosto muito do meu nome sim, e o Lica vem da Junção de LIziane CArla!Meu sobrenome Furlan é italiano e apesar de acha-lo bonito, não faço uso dele artisticamente...Já o Berrocal é a mais pura expressão da minha personalidade. é espanhol, herança de meus avós paternos que vieram de Malaga na Espanha. São poucos aqui no Brasil e muitos lá em Malaga, cidade para onde quero partir em no máximo dois anos!

10/12/06
Ana Claudia
Srta. Berrocal
Eu imaginei mesmo essa sua ligação com a espiritualidade, antes de formular a questão. Você sabe melhor que eu que o magnetismo do ambiente de um presídio é muito carregado. Realmente é preciso estar bastante fortalecido, para não ser influenciado pela energia negativa. Você deve saber que ao tentar reabilitar um marginal, a trazê-lo para o mundo dito normal, tentar resgatar nele o seu lado do bem, pode estar mexendo com uma grave obssessão que o preso tenha, pois isso é bastante comum a quem se dedica com o mal. Precisa estar bastante fortalecida!

10/12/06
SrtªBerrocal
Posso saber como vc interpretaria a si mesma?Sinceramente eu não entendi...de ♥!

10/12/06
Elenise ॐ
Oi Berrô!
Fale um pouco do que é uma relação aberta pra vocês... existem "regras" de convivência dentro e fora da relação?Outra pergunta: Se se amam tanto, porque procurar aventuras fora?Beijocas!

10/12/06
SrtªBerrocal
Você sabe melhor que eu que o magnetismo do ambiente de um presídio é muito carregado. Realmente é preciso estar bastante fortalecido, para não ser influenciado pela energia negativa. Você deve saber que ao tentar reabilitar um marginal, a trazê-lo para o mundo dito normal, tentar resgatar nele o seu lado do bem, pode estar mexendo com uma grave obssessão que o preso tenha, pois isso é bastante comum a quem se dedica com o mal.Realmente, vc está certisssima...O meu orientador no centro falou isso... Na verdade, com o Henrique, o Lance foi muito espiritual! Ajudei muitos outros detentos, mas ele foi algo "de vidas passadas"!!!Na verdade, ele foi meu filho em outra vida (eu acredito piamente nisso e não abro pra discussões por ser um assunto muito importante para mim!), então tudo isso pesou!Agora, já estou trabalhando um outro livro, com outro interno que está de regime semi-aberto, entao graças a Deus não tenho q ir até o presídio. Acho que ainda vai um ano (mais um!) para eu me refazer totalmente e conseguir voltar naquele lugar...Se bem que temos o projeto de biblioteca, já tenho os livros Se alguém quiser doar livros estamos aceitando!!! e só falta o espaço físico!!!

11/12/06
SrtªBerrocal
Fale um pouco do que é uma relação aberta pra vocês... existem "regras" de convivência dentro e fora da relação?Outra pergunta: Se se amam tanto, porque procurar aventuras fora?Beijocas! Sim, regras são essenciais, não podemos escancarar a coisa, se não vira bagunça neh... E tipo, nunca fizemos "coisas" juntos e não é assim, meu, num acontece toda hora...Deixamos claro que se acontecer temos q ser leal e contar...saca???E justamente por nos amarmos muito e sabermos que não há como ficar preso (fisicamente eu digo) a uma só pessoa...Tesão dá e passa...Amor fica...

11/12/06
Deyvson Lv99
Mas se vc pedir para ele parar de ficar com uma q ele esteja se encontrando, ele para? E vc?

12/12/06
Anônimo
Boa noite Srtª berrocal.Vc já comentou que é uma pessoa ciumenta e que agora está até melhor neste ponto, mas sendo uma pessoa ciumenta como consegue lidar com a possibilidade de seu companheiro ter relações com outra mulher?? Sei que isso é hipocrisia e que quando tem que acontecer acontece mesmo, ninguém está livre disso, mas funciona a velha máxima, "o que os olhos não vêem o coração não sente".

12/12/06
SrtªBerrocal
Mas se vc pedir para ele parar de ficar com uma q ele esteja se encontrando, ele para? E vc?Olá...Desculpe-me a demora pra responder...Olha só, não é um "oba-oba"... E não é escancarado, não desfilamos na frente do outro saca...Eh uma coisa bem discreta e na verdade soh começamos a assumir agora...rsrsrs....

12/12/06
Haroldo
Boa noite Srta.Berrocal,Jornalista e escritora, também sou professora, mas estou afastada do ofício por tempo limitado (até fazer o mestrado). Tenho 26 anos e casada a cinco anos, sem filhos.Disse que és escritora, escreve livro voltado para que idade? Qual é o seu maior livro e/ou e-book de sucesso que já editou? Sou humanista, sincera, realista e chata. Eu me acho assim! Trabalho com ressocialização de detentos e amo o que eu faco. Escrevi um livro chamado Sob o símbolo da grade: a busca da visibilidade através do crime. Qdo decidi me disfarçar de visitar e conhecer por dentro a realidade de um presídio.Trabalha com presos, me diga: Presos são bandidos por que nasceram assim e acham a vida mais fácil assim (são vagandundos)? Ou é o sistema que não possibilitou para que o mesmo pudessem educar-se.De quem é a culpa nisto tudo? Nossa que temos parentes a amigos mortos ou deles (e suas mães) de colocarem essas coisas no mundo?Tenho síndrome do pânico e faço tratamento. Faço terapia para entender essa cuca tão complexa há mais de dez anos.Deve de ser terrível, melhoras para você. :)Já fui usuária de drogas pesadas e agora dia 16 de dezembro fará QUATRO ANOS que eu estou em abstinência (Graças a mim e a Deus). Quais drogas que já utilizou? Por que Deus te ajudou nisto? Acha que ele realmente preocupa conosco? Isso não partiu de você (processo de recuperação)?Há um ano atrás resolvi ter um casamento aberto, pois eu mesma não aguentava mais a hipocrisia que é a instituição falida do casamento. Por isso não sou casada no papel. Casamento não segura ninguém, nem filho. Que vocês sejam felizes.No mais...é só ir perguntando. Entre os meus assuntos preferidos, eu falo mto sobre sexo, meu trabalho (jornalismo e ressocialização) e sobre política. É a favor da cambada petistas/lulista juntamente com o organizador disso tudo o presidente Lula? Sem voltar ao passado para explicar o presente, acha que eles têm razão?Abraços!

13/12/06
SrtªBerrocal
Vc já comentou que é uma pessoa ciumenta e que agora está até melhor neste ponto, mas sendo uma pessoa ciumenta como consegue lidar com a possibilidade de seu companheiro ter relações com outra mulher?? Sei que isso é hipocrisia e que quando tem que acontecer acontece mesmo, ninguém está livre disso, mas funciona a velha máxima, "o que os olhos não vêem o coração não sente". Sinceramente, é essa prática que funciona, pq muitas vezes pode só ficar na fantasia e na dúvida...Oq os olhos não veem o coração não sente e eu tenho o costume de pensar assim: qto mais vc prende, mais escapa pelos vãos dos dedos, então vale o princípio da LEALDADE...E não há envolvimento a não ser de "pele"...Pelo menos isso que tentamos e vem dando certo...No mais, eu nao sei se respondi acima, mas caso eu não queira algo, ou ele não queira, conversamos e a decisão é tomada em conjunto...Apesar de meu marido ser novinho (ele tem 21 e eu 26) e estarmos juntos desde que ele tinha 16 anos, já passamos por várias fases do casamento...Talvez essa seja só mais uma fase...Só o tempo pode dizer...

13/12/06
Anônimo
Vc está sempre de bem com a vida?

13/12/06
SrtªBerrocal
Oi Haroldo! Vou responder uma por uma...
Disse que és escritora, escreve livro voltado para que idade? Qual é o seu maior livro e/ou e-book de sucesso que já editou?BOm, escrevi dois livros de poesia e não foram editados...rsrs...Ai resolvi escrever o SOb o Símbolo, mas por questões de seguranca e de justiça, ele não pode ser posto à venda ainda...Tenho um pescoço lindo e fofo pra colocar em risco...já que não fiz meu livro dentro de um convento né...Agora já vamos começar escrever outro livro, outra vez uma "Bomba" que vai deixar algumas pessoas de cabelo em pé...Não gostaria de escrever somente sobre isso, mas depois q fiz meu primeiro livro no presídio, sou procurada pra escrever sobre isso...Estudei mto sobre o assunto e continuo estudando pra poder não perder o senso das coisas e saber até mesmo diferenciar as "coisas" nesse ambiente...

13/12/06
Roberta
Olá Stra..Tb tive Sidrome do Panico.. ha um tempo atras.. me sinto curada tb..Vc fez tratamento?? Quais eram os seus sintomas???Tenho outra pergunta que parece meio tola.. Mas como é a vida dentro de um presidio realmente? Qual é a rotina?? O que ouvimos por ai que é verdade ou mentira???

13/12/06
SrtªBerrocal
Presos são bandidos por que nasceram assim e acham a vida mais fácil assim (são vagandundos)? Ou é o sistema que não possibilitou para que o mesmo pudessem educar-se.Não! Ninguém nasce bandido. É uma sequência de fatos que faz com que uma pessoa se torne assim. Influência da mídia, influência das pessoas, questoes sociais e de miséria, questões de EGO, questões de visibilidade, questões de ganância...Acho que ninguém nasce e fala assim: AH, eu vou ser vagabundo, esse é o meu sonho....Sem contar que lá dentro dos presídios há muitos presos que são realmente inocentes... E muitos que só precisam de uma chance...De quem é a culpa nisto tudo? Nossa que temos parentes a amigos mortos ou deles (e suas mães) de colocarem essas coisas no mundo?Acredito que não é possivel encontar culpados para isso. Não concordo com quando culpam somente a sociedade, mas infelismente o ESTADO contribui mto pra isso...Por exemplo, um preso supostamente custa X pro estado, mas eles repassam soh Y e ninguém cobra...Alguém tem q cobrar e a família do preso que está aqui fora eh que paga tudo pra ele lá dentro e os que nao tem familia se ferram mto...geralmente são pessoas humildes presas por crimes ridiculossssssss...Sem contar a corrupção que rola solta lá dentro...E não é só por parte dos presos não...E cadê o Estado???Ele é o responsável por aquela faculdade do crime!Aconselho todos a darem uma olhadinha na Comunidade REssocialização e Direitos Humanoshttp://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6755552Ali tem muitas questoes esclarecedoras acerca do assunto e gte que entendo muiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais que eu...Aprendi mto ali dentro e precisamos fazer multiplicadores.Sinceramente, com uma polícia como a nossa, com uma Justica como a nossa, ninguém está livre da cadeia nesse Brasil não...

13/12/06
SrtªBerrocal
Quais drogas que já utilizou? Por que Deus te ajudou nisto? Acha que ele realmente preocupa conosco? Isso não partiu de você (processo de recuperação)?Só não usei drogas injetáveis (tinha medo!) e doce! Que é ecstasy...No mais, eu comecei fumando maconha aos 15 anos, aos 16 passei a cheirar cocaina, ai dei um tempo, mas voltei a usar de novo...Depois fui fazer faculdade fora e voltei a fuma maconha de novo, fumava mto e todo dia...rsrsrs...Era pra inspirar-me com o pessoal da esquerda...Entao voltei a cheirar e em seis meses destrui minha vida, pois conheci o crack e viciei mto rápido....Aquilo é a desgraça em forma de pedra...Mas não sou aquela adicta em manutenção que fica dando lição de moral não...Há exatos TRES ANOS, ONZE MESES E 27 DIAS SEM USAR DROGAS eu ainda sonho que estou cheirando, tamanha a sensação de prazer q ela me causava...Qto a Deus, por eu ser espírita e acreditar em Deus, acredito que sim, que as forças espirituais me ajudaram...SIM...Mas muito foi da minha força de vontade, pois as crises de abstinência são terríveis!!!Não desejo isso nem ao meu pior inimigo...

14/12/06
SrtªBerrocal
É a favor da cambada petistas/lulista juntamente com o organizador disso tudo o presidente Lula? Sem voltar ao passado para explicar o presente, acha que eles têm razão?Não! Como eu expliquei num tópico anterior, eu me decepcionei mto com a política, então fica complicado ser a favor. Acho q eles só queria a máquina do poder e conseguiram, vão mamar ai mais quatro anos e depois meu...Vao vazar e daqui alguns anos, acredito eu que Deus tenha misericórdia do Brasil (e os burros aprendam a votar) eles sejam esquecidos e não voltem nunca mais...Por isso, com veemência eu digo que eles não tinha razão!!!

14/12/06
SrtªBerrocal
Vc está sempre de bem com a vida? Não! Eu sou meio irritada com as coisas, um tanto explosiva (já melhorei muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito) e muito intensa. DOu valor e importância às pessoas e mesmo num momento de desespero eu tento achar solução pra tudo...Mas pelo fato da sindrome e da depressão acarretada durante anos, sou a chamada Bipolar...E quando estou na fase da mania, ai eu sou igual o Mascara..."Alguém me seguuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuure!!"

15/12/06
SrtªBerrocal
Tb tive Sidrome do Panico.. ha um tempo atras.. me sinto curada tb..Vc fez tratamento?? Quais eram os seus sintomas???Eu ainda não me sinto curada, mas é complicado explicar...Medo, de tudo, medo de sair de casa e minha casa pegar fogo, minha Tuty morrer, alguém passar mal, medo de me perder, de passar mal na rua e não conseguir voltar pra casa...Essas coisas...Um medo que não tem exlicação...Estou tratando ainda, com medicamentos e tb terapia...Tb faço estudo espírita, tem me ajudado bastante...

15/12/06
Anônimo
Srtª Berrocal
Qual a sua opinião sobre a homosexualidade?

15/12/06
SrtªBerrocal
Mas como é a vida dentro de um presidio realmente? Qual é a rotina?? O que ouvimos por ai que é verdade ou mentira??? Olha na verdade eu conheci de perto a rotina do dia de visita e cada prisão tem sua rotina. E posso te garantir que SIM, mto do q se ouve por ai é MENTIRA!!!rsrsrs...Tipo, depende do detento tb... Meu personagem acordava às seis da manhã, limpava o solário e voltava a dormir. DEpois as 8:30 tinha o primeiro confere.As 11:30 tem outro confere. Depois mais um às 17:30 e tb às 20:30 (todos horários aproximados, já que isso pode variar). Tem detento que vai pra escola (dentro do presídio mesmo), tem detento que vai fazer física e tem dia que tem quadra (esporte, nada direcionado). Eles mesmo se organizam em tudo. A rotina quase sempre é quebrada pelo "pente-fino" qdo os agentes entram nas celas em busca de objetos não permitidos (teoricamente é claro) como facas, celulares, armas e drogas...Mas como eu disse, depende muito do detento. Cada um geralmente faz sua rotina.
---------------------------------------------------------------------------
Vídeos Favoritos de Srta. Berrocal





0 comentários: